sexta-feira, 21 de março de 2014

Um lugar que não existe: Transnistria

Vi este documentário há uns anos. Na altura, não passava de uma curiosidade sobre mais um desses países que não são países[1]. Territórios, como a Palestina, que têm governo, exército ou algum tipo de força militarizada e uma óbvia vontade de independência. A Transnistria[2] é o resultado da guerra civil na Moldávia, e onde os pró-Russos acabaram por ficar com uma pequena faixa de terra no oriente, junto à fronteira com a Ucrânia. Agora que Crimeia já é Russa, é de esperar que também este território se junte à Rússia, que já lá tem unidades militares a actuar como forças de paz[3].

Ao contrário da Palestina, Timor-Leste ou dos Tameel Tigers, a Transnistria não parece procurar a atenção internacional. O status quo tem, até agora, beneficiado a Transnistria cujas exportações de armamento ilegal têm um lugar especial na sua economia. Os uniformes mantêm os símbolos da URSS, as estátuas de Lenine mantém-se enquanto a sua polícia secreta não se deu ao trabalho de mudar o seu antigo nome: KGB[3].



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Infelizmente, arriscamos-nos a que ficam bastante famosos em breve. Esperemos que Rússia não esteja ainda com muito apetite.

      Eliminar