domingo, 23 de junho de 2013

1942 - Guerra em África

Encontrei esta fotografia (E 12293)[1] no site o Imperial War Museum[2] britânico e achei-a tão curiosa que resolvi colocá-la aqui no blog. A fotografia foi tirada em 1942 na guerra do Norte de África, onde Erwin Rommel, o ambicioso general alemão ganhou o seu cognome de "Raposa do Deserto" e o general britânico Bernard Montgomery virou a guerra nesta frente com a brilhante vitória na segunda batalha de El Alamein[3].
Norte de África 1942

Esta é uma fotografia de um camião britânico, que terá sido "vendido" pelos americanos no programa Lend-Lease. Atrás, está um pequeno tanque Valentine[4], disfarçado de forma a que do céu pareça apenas um camião de transporte.

A segunda guerra mundial foi de tal forma uma guerra total, que toda e qualquer ideia era rapidamente testada. Uma fúria de inovação que permitiu avanços extraordinários mas também investimentos inúteis megalómanos. Neste caso, lembro-me de ler que os melhores ilusionistas da Grã-Bretanha foram chamados a ajudar o exército britânico na guerra do deserto. Construiram falsos portos a uma escala mais pequena e de forma barata para que os verdadeiros não fossem bombardeados, utilizaram espelhos para tentar confundir os bombardeiros de mergulho stuka e disfarçaram tanques de camiões e camiões de tanques para convencer o inimigo de que iriam atacar num lugar diferente.

Uma fotografia, a meu ver, extremamente interessante. Revela ainda o deserto árido e sem fim que não permitia às tropas terrestres fazerem qualquer movimento sem serem imediatamente vistas a enormes distâncias. E já que não se podiam esconder, disfarçavam-se de algo diferente. 





Sem comentários:

Enviar um comentário