sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Um ano de blogging

Escrever ajuda-me a organizar as ideias. Permite que estas fiquem gravadas na pedra e possam ser confrontadas mais tarde. Em algumas situações falhei redondamente (acreditava por exemplo que Alexis Tsipras ganharia as eleições na Grécia o que poderia marcar o início do fim da europa[1]). Noutras as minhas palavras parecem ter seguido o caminho até à rua e tornaram-se realidade, como quando imediatamente a seguir ao anúncio da descida da TSU falei de um "Triunfo do Derrotismo"[2]. Pouco tempo depois as ruas encheram-se para a maior manifestação desde a revolução de Abril.

Muitos dos meus artigos são opiniões e comentários a livros e notícias. São uma forma de ventilar o que me vai na alma depois de cada livro ou no rescaldo dos eventos que se vão passando em Portugal e no mundo. Em alguns casos consegui dedicar um pouco mais de tempo e segui uma rota mais de jornalismo de investigação. Orgulho-me particularmente do artigo escrito sobre o Caso Red Bull[3] que representou um esforço inédito da minha parte e será provavelmente o mais exigente de todos os artigos que escrevi. Também fez-me compreender um pouco melhor o trabalho dos verdadeiros jornalistas e a dificuldade em encontrar provas que garantam a solidez de cada frase escrita. Os meus leitores parecem ter apreciado o esforço e brindaram este artigo como o mais lido de sempre, batendo o do Costa Concordia[4] que detinha o título desde a primeira semana do blog.

O Médio Oriente também tem sido um dos meus temas preferidos. Tive a rara oportunidade de viver alguns anos na Palestina, para além de, desde 2006, ter passado grande parte do meu tempo pela região. O blog permitiu-me por isso ir também registando algumas das minhas aventuras por essas bandas. Por vezes tenho medo que com o passar dos anos algumas dessas ideias e imagens se percam para sempre por isso, a um nível muito pessoal, contar o meu primeiro dia na Palestina[5] ou as minhas interacções com a AK-47[6] ou os Merkava[7].

A todos os meus leitores, apoiantes, críticos e adversários um sincero agradecimento pelo vosso interesse e pelos vossos comentários.

4 comentários:

  1. Como leitor assíduo do blogue, eu é que agradeço pelo trabalho aqui dispendido que me vai proporcionando bons artigos, inteligentes e interessantes, por vezes, suscitando curiosidade para procurar mais informação.

    Que a vontade de escrever não esmoreça e que este blogue dure muito tempo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado. Que a vontade e o tempo nunca faltem. :)

      Eliminar
  2. Muito Obrigada pelo blog.

    Não sei se aceita lista de temas mais pedidos.

    Enumero abaixo os meus temas favoritos para que continue a escrever muito:

    1.Palestina: esquerda vs direita
    2.o estado de israel
    3.a industria do holocausto
    4.cnn e o jornalismo mercenário
    5.o conflito da Siria
    6.o triunfo do derrotismo
    7.costa concordia ( gostava de ler mais sobre o desenrolar de toda a história
    8.red bull
    9.a guerra das falkland ( tb aqui gostaria de ver continuação justamente saber porque agora decidem recuperar este sentimento, que interesses subjacentes)
    10.o futuro do carvalho da silva ( talvez aqui gostasse de ler sobre este instrumento que são os sindicatos)
    11.Libano (a guerra do Líbano)
    12.As resoluções da ONU
    13.Sobre vitimas e agressores

    Também gostaria de ler sobre a Primeira Guerra Mundial ( porque estudei sobre a segunda com mais detalhe, sobre a primeira o ensino nao se debruçava tanto para lá dos key points).
    e sobre a indústria do futebol em Portugal.

    Pode ser?

    Obrigada,


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado no esquema de discos pedidos, mas fico muito contente em receber feedback para lá dos Page Views que são sempre um bom indicador do interesse de cada post.

      Da Primeira Guerra Mundial... fiquei esta semana a olhar para o livro com o mesmo nome do Martin Gilbert. Mas faltou-me a coragem no último momento porque já tenho uns 3 livros do mesmo "peso" em fila de espera. :)

      Mas estará para breve...

      Eliminar