segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bomber Boys - documentário



Um ano depois de The Battle of Britain, os irmãos McGregor regressam com um novo documentário da BBC sobre a segunda guerra mundial. Desta vez sobre o Bomber Command, a parte da Royal Air Force que durante a guerra se dedicou ao bombardeamento estratégico da Alemanha e seus aliados.

A história vê estes dois lados da RAF de forma muito diferente: Os aviadores do Fighter Command ficam como os grandes heróis da Batalha da Grã-Bretanha, os "poucos" que Churchill elevou ao estatuto de semi-deuses e de eternos símbolos do sacrifício pelo Império Britânico. O Bomber Command[1] pelo seu lado foi rapidamente esquecido e durante 70 anos não teve qualquer estátua ou símbolo de reconhecimento. As suas tripulações sofreram a maior das taxas de mortalidade de todas as forças armadas britânicas e morreram às dezenas de milhares sobre os céus da europa ocupada. O motivo deste esquecimento não é inocente. Os Lancasters ingleses causaram centenas de milhares de mortes civis, usaram armas de destruição em larga escala e devastaram cidades a um nível como nunca tinha sido visto.
Sir Arthur Harris
Air Chief Marshal do Bomber Command

O líder do Bomber Command, Sir Arthur Harris[2], defendeu até ao final da sua vida que os ataques sobre civis, com o propósito explícito de matar o máximo de civis possíveis era legítimo e desejável. Que numa "Guerra Total" não existem civis porque são estes que produzem as armas do inimigo. Desta forma todos os alvos, todas as cidades, universidades, fábricas e campos de cultivo tornam-se automaticamente alvos a abater.

A verdade é que os Bomber Boys, foram extremamente úteis durante a guerra. Trouxeram à Alemanha um nível de destruição nunca visto. Causaram enormes dificuldades na movimentação, produção de bens civis e militares. Mataram centenas de milhares de trabalhadores, civis e prisioneiros de guerra. Bloquearam a indústria, os serviços, a burocracia e a agricultura do III Reich. Mas estes aviadores foram também um embaraço depois desta. Fizeram o trabalho sujo dos seus líderes e no final descartados e atirados para o esquecimento. Mas o que fizeram, não pode ser descrito de outra forma senão como crimes de guerra.




Sem comentários:

Enviar um comentário