sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Burka

Green Burka - Pintura de Katalin Verebics

Vi esta pintura hoje, em Abu Dhabi, e achei-a extremamente intrigante. Não só na sua componente artística e na beleza da sua execução, na qual certamente não serei especialista, mas especialmente na história que conta. Gostei da mistura de componentes conservadoras e modernas que mostra, na dualidade do motivo da burka com a natureza da mulher, e da forma como tudo isso se conjuga nos dias de hoje.

No início vi apenas uma mulher com a tradicional abaya árabe, o vestido preto que cobre o corpo todo, assim como o hijab que cobre a cabeça. No entanto o hijab não está lá. Apenas o assumi porque deveria estar. Na realidade são umas madeixas de cabelo totalmente pretas que lá estão, assim como uns óculos escuros, tão comuns nas elegantes mulheres do golfo.

A máscara, chamada batula, é hoje em dia bastante rara mas ainda pode ser vista de vez em quando nos países do golfo, tipicamente usado por mulheres mais velhas. Embora bastante central, não percebemos se a jovem a está a retirar ou a colocá-la.

Os olhos, que acabam por concentrar toda a atenção de uma mulher que, salvo estes, se encontra totalmente tapada estão, como é tão habitual nesta região do mundo, maquilhados com cores escuras que os realçam. As unhas, uma das outras partes que poderá estar à vista encontram-se pintadas com uma cor forte, embora não seja totalmente perceptível qual é exactamente.

Um último pormenor encontra-se nas mangas do vestido com uns intrincados padrões.

Costumo ouvir que a tradicional abaya tem como objectivo proteger as mulheres dos olhares dos homens e evitar a vaidade feminina. A ser verdade a realidade parece indiciar algo diferente: que a vaidade faz mesmo parte da natureza humana e estará sempre presente.


Sem comentários:

Enviar um comentário