segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Primeiro Ministro demitiu-se

Pedro Passos Coelho
Aconselhado por um dos nossos leitores, aqui fica o momento deplorável em que a televisão pública nacional resolve ensinar o povo português a escrever a palavra "Primeiro-Ministro". A frase que escolheu no (usualmente muito interessante) programa "Bom Português" foi:

O Primeiro-Ministro demitiu-se 

ou 

O Primeiro Ministro demitiu-se

Este exemplo mostra um posicionamento político claro, de extremo mau gosto e - em termos gramaticais - perfeitamente desnecessário. Fez-me lembrar os exercícios de matemática do Ministério da Educação da Alemanha Nazi[1] onde se faziam perguntas como: 

A construção de um asilo para doentes mentais custa 6 milhões de Reichsmarks. Quantas casas poderiam ter sido construidas pelo valor de 15 mil Reichmarks cada, com esse mesmo dinheiro?

Não obstante a diferença de grau, a lógica é a mesma. Procurar usar o ensino para passar mensagens subliminares. Agora só falta o nosso Goebbels mostrar a cara.






8 comentários:

  1. Os meninos da RTP andam chateados e contra atacam com este tipo de propaganda.

    Isto é deplorável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem possível, embora não tenha a certeza se isto é produção da RTP ou externa...

      Eliminar
  2. Razão para dizer "Ó Relvas dá cá a outra face".
    Agora a sério porque o assunto, e aqui alargo o teu, também o é? Quantos países e regimes que devemos admirar. têm serviço público de televisão, e estações de rádio? Listem aí.

    P.S. Não contam televisões nórdicas subsidiadas com petróleo.


    LICA

    ResponderEliminar
  3. É só uma frase... Se tiver segundas intenções, acho bem! Todas as formas de indignação e protesto são aceitáveis em Democracia. O tempo da Censura já lá vai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Teles

      Também seria só uma frase se colocassem qualquer coisa como "A pessoa X é um assassino", mas isso não seria correcto ou seria?

      E tem seguramente segundas intenções. A democracia tem muitas formas para que o povo defenda os seus direitos nas ruas, nos empregos, nos boletins de votos e na comunicação social. Por exemplo, há um motivo para não puderes disfarçar publicidade nas notícias e vice versa. As coisas devem ser claras, e quando é um "tempo de antena" isso deve ser claramente assumido.

      E por fim, nem "todas as formas de indignação e protesto são aceitáveis em Democracia". Esta é apenas uma das que não são aceitáveis. Outras serão a violência, o homicídio ou o terrorismo para citar alguns exemplos mais óbvios.

      Abcs

      Eliminar
    2. “(...)nem "todas as formas de indignação e protesto são aceitáveis em Democracia".(...)”

      À primeira vista a sua expressão parece-me estar correcta. Só resta dizer-nos o que entende por Democracia.
      :)

      Eliminar
    3. Caro Carlos

      Posso garantir que inclui liberdade de imprensa, liberdade de expressão, liberdade religiosa, entre outras.

      Abcs

      Eliminar