sábado, 6 de abril de 2013

Merkel nua, e daí?

Angela Merkel nua?
Subitamente, uma fotografia de Angela Merkel nua com cerca de três décadas aparece nos jornais online e torna-se viral nas redes sociais. Muitos questionam a sua veracidade procurando analisar a fotografia em todos os seus pormenores. Outras aproveitam a oportunidade para comentar os atributos físicos da jovem Merkel. Por fim, alguns jornais mais sérios dizem-nos que estas fotografias "podem potencialmente causar danos à reputação internacional de Merkel"[1]

Pergunto-me: porque motivo a reputação de uma pessoa pode ser posta em causa por fazer nudismo? Ou por o ter feito há trinta anos? As sua políticas para a Alemanha e para a Europa serão melhores ou piores por causa disto? No lugar onde cometeu este acto o naturismo era proibido? Cometeu algum crime?

Os europeus têm, em geral, uma cultura menos puritana do que os americanos. Procuramos separar os contextos pessoais dos profissionais um pouco mais do que os nossos vizinhos do outro lado do Atlântico. A título de exemplo, vimos Bill Clinton a ser perseguido pelo seu envolvimento sexual com Monica Lewinsky. Durante meses, o país congelou na expectativa do desfecho político (que esteve à beira do impeachment[2]) com todas as políticas internas e externas a ficarem dependentes disto. A maioria das pessoas na europa, segundo me pareceu na altura, não conseguiam compreender como um problema que deveria ser resolvido entre três pessoas (Bill, Hilary e Monica) era discutido por centenas de milhões. Como um assunto pessoal chegou ao ponto de quererem destituir o presidente. 

Mais recentemente, Tiger Woods veio à televisão pedir desculpas pelas relações que teve fora do casamento e prometeu aos milhões de telespectadores que iria iniciar uma cura de desintoxicação ou algo do mesmo género para quem sofre de o-que-quer-que-aquilo-seja. Da minha parte perdoei-lhe logo na altura. Aliás, não sei muito bem porque motivo ele me pediu desculpa porque eu só admirava enquanto jogador de golfe. Nunca me passou pela cabeça que tivesse que o imitar enquanto pai ou marido. 

Entretanto, também a então Primeira Dama francesa Carla Bruni, se viu no topo de um suposto escândalo por uma fotografia sua nua, do tempo em que era modelo ter sido leiloada. Felizmente a situação não parece ter causado demasiado incómodo ao casal.

Não compreendo que uma pessoa, só por ser uma figura pública, tenha que ser um santo ou um modelo em todos os aspectos da sua vida. São seres humanos como todos os outros e têm virtudes e defeitos como qualquer um de nós. 

Neste caso de Merkel, o que ela fez não é crime e não é sequer moralmente errado. Isto, assumindo que de facto é ela que está na fotografia. O que ela vale enquanto Chanceler da Alemanha e enquanto líder de facto da União Europeia não é nem deve ser minimamente afectado por isto. E por último, as suas qualidades físicas são irrelevantes para o facto. O nudismo não é um exclusivo de modelos nem de jovens. É um direito aceite na Alemanha e em muitos outros países da europa ocidental. E é um direito para todos, sejam eles novos, velhos, gordos ou magros, conhecidos ou anónimos.

4 comentários:

  1. na realidade isto é reflexo da ignorância dos europeus pela cultura uns pelos outros.
    na alemanha a nudez publica é natural a um nivel que qualquer portugues (conservador ou libertário) estranharia.
    a mim, que morei lá 3 anos, fez-me alguma confusão certas coisas.
    por exemplo se passeares nas margens do rio isar que atravessa munich mesmo a meio vê-se pessoas nuas a banhos, isto quase literalmente no meio da cidade
    as saunas (sem qq conotação) são em regra sempre mistas.
    muitos ginásios ou instalações desportivas (sem qq conotação adicional tb) têm zonas de chuveiros comuns a homens e mulheres.

    a mentalidade alemã neste aspecto é drásticamente diferente da nossa, e só por ignorância cultural é que isto é sequer noticia noutros sitios.

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas boas

      mas não deixa de ser curioso que na alemanha parece ter existido uma completa auto-censura em relação a esta fotografia. correu as redes sociais mas os jornais não se mostraram interessados. compreendo a sua posição, é uma forma explícita de deixarem passar o assunto. ao não tomarem qualquer posição, estão a tomar uma posição clara.

      nem imagino o escândalo que seria se tal acontecesse no estados unidos...

      Abraços

      Eliminar
  2. Muito bom! Foi perfeito! Também não compreendo porque os norte-americanos vinculam a vida privada dos seus próceres com a sua respeitabilidade pública, em pontos da primeira desvinculados da segunda. Da mesma forma, a nudez de Angela Merkel em nada deve servir como estalão de julgamento da sua aptidão política. Demais, em matéria de aceitação da nudez e da naturalidade do corpo, os alemães servem de exemplo para o mundo e para o Brasil (sou brasileiro), em que , malgrado a propaganda de país de Sol, calor, praia, carnaval, há total preconceito contra a nudez e conservadorismo de costumes verdadeiramente retrógrados.

    ResponderEliminar
  3. Chiça ! Os vira-latas estão metidos em todo o lado, parece que se espalham igual a pulgas ...

    ResponderEliminar