sábado, 29 de dezembro de 2012

A guerra das Falkland

Afundamento do navio argentino General Belgrano
pelo submarino nuclear britânico HMS Conqueror em
2 de Maio de 1982
Um documentário a não perder, com a qualidade BBC, sobre a guerra das Falkland/Malvinas[1] de 1982 com um nível de detalhe que até aqui não tinha encontrado. Fiquei surpreendido com a violência da batalha terrestre e com o nível de sacrifício que ambos os lados (Reino Unido e Argentina) aguentaram numa guerra cujo valor estratégico era (e continua a ser) nulo. Muitos documentários estão focados na entrada dos Harrier em combate pela primeira vez. Aqui temos não só essa perspectiva, mas também a batalha naval e por fim o desembarque e o avanço dos marines britânicos até à capital do arquipélago,  Stanley. Simplesmente uma questão de orgulho de parte a parte que fez jorrar muito sangue e que mantém o potencial de o voltar a fazer.




2 comentários:

  1. as falkland não são tão "nulas" como isso, há exploração de pertóleo nas aguas territoriais, não sei se é muito nem se na altura da guerra já seria conhecido, mas onde ha petróleo nunca se pode dizer que seja nula a sua importância estratégica

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marco

      Concordo contigo. Onde há petróleo há "algo". Embora, até agora, as noticias sobre a exploração do petróleo na zona não tenham sido sempre muito favoráveis. Mas o facto é que continuam a tentar por isso algumas empresas ainda acreditam na capacidade comercial de exploração de petróleo na região.

      De qualquer forma, pelo que me é dado a crer, alguns governos ingleses já se teriam desfeito das ilhas, mas a atitude beligerante da Argentina e a intransigência da população local faz com que isso seja hoje impossível.

      Provavelmente... arrisca-se a ser mais uma Ceuta, um Gibraltar ou uma Olivença. Um pedacito de terra que ninguém faz ideia do que fazer com aquilo.

      Abraços

      Eliminar