sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Que se passa com o Canal História?

Há alguns anos atrás, o História era o meu canal de eleição. Depois de me inteirar das notícias, tipicamente na SIC Notícias passava para o Canal História e via documentários atrás de documentários sobre a Segunda Guerra Mundial, sobre o Antigo Egipto, sobre Roma e Cartago e até algumas produções portuguesas e espanholas de documentários bastante inesperados e interessantes.

Hoje em dia, o Canal História - e o mesmo pode ser dito do Discovery - resumem-se a disparatados programas sobre extra-terrestres sem o mais pequeno rigor científico, como os Ancient Aliens[1], uns grupos de compradores de antiguidades ou leilões como o Caça Tesouros ou Preço da História, ou uns documentários baseados em teorias da conspiração puramente especulativos como o Livro dos Segredos. Em geral aqueles que eram antes canais que nos traziam ciência e conhecimento transformaram-se em entretenimento barato. Ainda teve alguma piada quando apareceram os Mithbusters[2], que procuravam provar ou desmentir mitos urbanos com alguma ciência e muita experiências práticas. Depois disso, muito pouco de interessante apareceu.

Mas este Ancient Aliens deve ultrapassar mesmo todos os limites. Semanalmente, um grupo de loucos defendem que toda a nossa história é explicada exclusivamente pelo facto de, no passado, extra-terrestres terem comunicado com os nossos antepassados dando-lhes conhecimentos que de outra forma eles nunca conseguiram adquirir por si sós. Assim, e ao longo de 6 anos, foram-nos dizendo que cada um dos mitos e religiões são totalmente verdadeiras - todas em simultâneo - com o pequeno detalhe de que cada um dos deuses era um E.T. Todas as grandes construções da antiguidade - especial destaque para as pirâmides do Egipto - são obras de seres de fora do nosso planeta. Tudo isto apresentado como se de uma teoria científica fosse. Admito que os programas têm imagens interessantes, são bem realizados e têm um ritmo que ajuda a colar os telespectadores ao ecrã, mas ao apresentar estas divertidas teorias num canal como o História, estão a colocar estas ideias ao lado das que passaram pelo crivo de cientistas independentes e que garantem a utilização de um verdadeiro método científico na produção de resultados e nos testes práticos às teorias. Este programa está, obviamente, ao nível da ficção científica e era como tal que deveria ser apresentado. Como uma versão documental do Star Gate[3] (que pega precisamente na ideia de que o antigo Egipto era uma civilização controlada por extraterrestres).

Enfim, perdoem-me o desabafo. E o pior é que não é um exclusivo nacional. No médio oriente, onde me encontro, já percebi que todos estes canais apresentam praticamente os mesmo programas. Um nível muito baixo, e uma tristeza para quem efectivamente gosta de História. 

4 comentários:

  1. Caro António,
    Primeiro parabéns pelo blog que gosto muito de ler.
    Quanto a este post concordo com o que diz.
    Sempre vi o Canal História e apenas pecava pela repetição excessiva dos programas. Mas tinham qualidade e eram interessantes. Estou no Brasil e o que relata confirma-se por aqui.
    Além dos pecados antigos (repetição excessiva) acrescem os novos (programas muitos especulativos e com pouca base cientifica).
    É uma pena ver que o mesmo acontece em outros canais como o National Geographic.
    Cumprimentos,
    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Andre

      Muito obrigado pelos comentários. Realmente esta situação do canal História é um pouco triste. Num mundo que tem praticamente acesso total a tudo e todos, que a ignorância e o entretenimento puro passem sempre à frente do conhecimento.

      Por outro lado, isto é perfeitamente democrático. Provavelmente é mesmo isto que as pessoas querem ver. Isto, e Big Brothers, escândalos sexuais de famosos e mais meia dúzia de coisas de reduzidíssima relevância,

      Felizmente ainda temos o You Tube, onde tantos desses documentários antigos ainda estão disponíveis.

      Cumprimentos,

      António

      Eliminar
    2. Se estava indignado antes,imagino como está hoje. History,H2,national,discovery... Podem dar descarga pq na privada é o melhor lugar pra tanta merda junto.

      Eliminar
    3. Se estava indignado antes,imagino como está hoje. History,H2,national,discovery... Podem dar descarga pq na privada é o melhor lugar pra tanta merda junto.

      Eliminar