quinta-feira, 22 de março de 2012

Empire - Al Jazeera

Empire é um programa semanal da estação de televisão do Qatar Al Jazeera, apresentado por Marwan Bishara e que contém alguns dos mais interessantes debates sobre assuntos diplomáticos e políticos do Médio Oriente.

Tenho-o acompanhado nos últimos anos quer pela sua qualidade como também pelo hábito que adquiri de procurar ouvir as mesmas notícias em canais diferentes. Tipicamente RTP, SIC Notícias, BBC, CNN e Al Jazeera. Os canais portugueses são invulgarmente isentos em relação ao panorama internacional. BBC é interessante mas politicamente correcta e evita entrar em grandes conflitos. A CNN mostra um ponto de vista parcial pró-Americano em tudo o que apresenta mas tem consideração pelos factos e pelas realidades que mostra (quando perco a paciência com a CNN tento ver 20 minutos da FOX News e volto logo a gostar da CNN...). Por fim, a Al Jazeera é uma excelente televisão que, não sendo imparcial porque mostra sempre o ponto de vista Árabe, incluí excelentes reportagens e entrevistas e é a única televisão do mundo Árabe que vale a pena ver. O seu único ponto fraco é o próprio Qatar: quem assistir a este canal durante doze meses chega à conclusão de que falta um país no Médio Oriente (o próprio Qatar), já que a sua isenção e capacidade de reportagem chega a todo lado (Israel incluído) mas nunca ao seu próprio país.

Deixo aqui o link para o canal do You Tube que inclui todos os programas desde 2008:

http://www.youtube.com/show?p=Qd0_-6PCq3M&tracker=show_av

Um episódio que gostei especialmente data do final de 2010 e trata da corrida mundial ao armamento e os gastos astronómicos que lhe estão associados. Incluí alguns temas extremamente relevantes como os inimigos reais e imaginários e a forma como estes são amplificados pelos media e pelos políticos, compras militares feitas pelo congresso americano contra a vontade das forças armadas (mais tarde acabei por ver vários artigos de jornais americanos a apontarem decisões semelhantes), da venda de armas, etc. Para termos uma ideia do ponto a que chegamos, os EUA gastam hoje em armamento o dobro do que gastavam em qualquer momento da guerra fria.




2 comentários:

  1. e falta falares na Al Jazeera Sport no seu grande serviço ao mundo ao transmitir o clube regional mais a norte vulgarmente conhecido por FC Porto, a aprender como se joga à bola contra o Benfica, transmitido por esse mundo fora . . . . hahahahha

    ResponderEliminar
  2. ahahah

    Trengo! Sinceramente, no último ano tem sido quase impossível assistir ao campeonato nacional a partir do médio oriente. Antigamente passavam todos os jogos dos grandes. Agora é quando calha e mesmo que esteja previsto, por vezes cancelam à última da hora para dar uma corrida de camelos em diferido ou coisa do género.

    ResponderEliminar