quinta-feira, 26 de abril de 2012

Chernobyl - O outro 25 de Abril

Chernobyl, 26 de Abril de 1986
Na noite de 25 para 26 de Abril de 1986 uma sucessão de eventos levou ao maior desastre nuclear não militar da história. São muitos os documentários sobre o evento e o que o provocou e suas implicações humanas, ecológicas e políticas.

Com o fim da União Soviética, muitos dos seus segredos foram revelados e novos dados conseguiram revelar um pouco mais do trabalho dos heróis que nos dias, meses e anos que se seguiram evitaram que os danos tivessem sido incomparavelmente maiores. Ainda é muita a informação que não foi desclassificada pelos governos ucraniano e russo, pelo que este assunto ainda nos fará gastar muita tinta. Talvez daqui a umas décadas tudo seja mais claro...

Tanto quanto sei, nenhum documentário será melhor do que este que vos apresento aqui: "A Batalha de Chernobyl" de 2006 realizado por Thomas Johnson.








3 comentários:

  1. Boas
    Este dia tornou se um dia negro nao so para a ucrania mas tambem para o mundo.
    E e de lamentar que passado cerca de 25 anos depois, a russia nao ajude o quando deveria ajudar as familas e filhos das mesmas que ainda nos dias de hoje sofrem devido as deficiências fisicas graves e problemas graves de saude.
    Eu vi um documentário da sic muito bem feito e que mostra que isto ainda nao esta resolvido e que ha crianças com 8 e 10 anos vao para cuba tratar se, fica aqui o link: http://www.youtube.com/watch?v=h9YiZviilLE
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Muito obrigado pelo link que enviou. Vou procurar vê-lo em breve.

      Os melhores cumprimentos,

      António

      Eliminar
    2. Caro Anónimo

      Já tive ocasião para ver o documentário da SIC que me tinha enviado. Gostei bastante e acrescentei também ao Blog, numa entrada de 08/05/2012.

      Obrigado

      António

      Eliminar