domingo, 29 de abril de 2012

Ekranoplan - O Monstro do Mar Cáspio

Por vezes somos levados a pensar que os políticos são todos iguais e que as suas decisões têm pouco efeito nas nossas vidas. A história do Ekranoplano, uma espécie de avião ou barco que utilizava um fenómeno denominado de "efeito solo" é um dos grandes inventos da guerra fria, quando a União Soviética e os Estados Unidos lutavam em todas as frentes possíveis e imaginárias pela supremacia mundial. Esta invenção militar soviética é fruto não só de uma equipa brilhante de cientistas e engenheiros que desenharam e construiram um veículo sem igual, como também da direcção política da União Soviética de Krushev, uma época onde a tecnologia e a inovação eram apoiadas ao mais alto nível.

O video que acompanha este artigo mostra toda a história do Ekranoplano, como de uma ideia se chegou à produção (embora limitada), como os americanos o descobriram por imagens de satélite e não conseguiram perceber do que se tratava, até ao seu infeliz final com as mudanças políticas na URSS, quando Bresnev chega ao poder e o conservadorismo toma conta do país.

Ao analisarem as imagens deste barco voador, os militares americanos colocaram várias hipóteses interessantes e imaginaram que seria um hidroplano de grande dimensão. No entanto, pelas suas contas, com asas tão curtas ele não conseguiria voar pelo que o mistério manteve-se durante décadas. Chamaram-lhe - e assim fica para a história - o "Caspian Sea Monster".

Quando olho para o Ekranoplano, em termos militares, vejo algumas características extremamente interessantes para a época: Conseguia transportar quantidades enormes de soldados e equipamento militar pesado. Como voava a apenas uns metros de altura deveria ser praticamente invisível aos radares comuns. Conseguia fazer os desembarques directamente em terra numa escala incomparavelmente superior ao que as lanchas de desembarques da WWII conseguiam. Por outro lado, as suas velocidades são comparáveis às de uma avião comercial a jacto moderno, pelo que conseguia movimentações que aos barcos são impossíveis, para além de estarem fora do alcance dos submarinos inimigos.

Como tantas outras tecnologias militares, também é possível que se tornasse interessante em termos civis, para "voos" comerciais de longa distância com custos de combustíveis inferiores (embora eu tenha as minhas dúvidas de como o Ekranoplano lidaria com o mau tempo).

Mas acima de tudo, acho que o sentimento mais forte que tiro deste documentário é a frustração dos homens que dedicaram a sua carreira a fazer uma obra de engenharia brilhante e que foram obrigados a assistir enquanto decisões políticas o atiravam para o esquecimento. Fica aqui o meu pequeno contributo para relembrar estes homens.




3 comentários:

  1. Boas
    ''Deus quer, homem sonha, obra nasce'' este projecto e bastante impressionante para a epoca tecnologica em que se encontravam, mas mais impressionante que o seu tamanho era que ele funcionava!! Numa altura que a rivalidade com EUA NAO tinha limites este projecto e prova disso.
    Mas eu duvido que se tenha esquecido este e outros projectos , militares no seio daqueles elementos da antiga KGB (Putin e seu ministro da defesa ), Putin que foi presidente da FSB (atual serviço de intelegencia russa) o lobo muda de pele mao nao muda de habitos, eu acho que e mais provavel estarem a desenvolver algo mais sofisticado em segredo baseado em algo, nao digo semelhante porque nos dias de hoje nao vejo a sua utilidade para fins estratégicos, militares.
    E esperar para ver, Putin anunciou investimento de uns Mil Milhoes de dolares por ano na area militar, agora estaremos a espera do que esta para sair, da Mae russia.
    Comprimentos e exelente post, do qual nao tinha conchecimento deste ''gigante sovietico''.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado.

      Este documentário parece ser do início dos anos 90, falam de um salário de 35USD e coisas do género. É bem possível que hoje, e à medida que o Urso acorda novamente que esta e outras tecnologias estejam a ser exploradas.

      Sei que existem várias empresas civis que estão a tentar utilizar a tecnologia para navios de recreio, mas nada que se compare com a dimensão destes.

      Cmps,

      António

      Eliminar
  2. Para quem estiver interessado em ver algums fotografias recentes do último Ekranoplano, que está a apodrecer na Rússia, aqui fica o site:

    http://ru-aviation.livejournal.com/1347006.html

    Ainda, segundo o site "theengineer", parecem existir planos do Minisério da Defesa russo para avançar novamente com o projecto.

    http://www.theengineer.co.uk/home/blog/back-to-the-future-with-the-strangest-flying-machine/1011043.article

    Obrigado ao Miguel Teles que passou o acesso a este site.

    ResponderEliminar