sexta-feira, 18 de maio de 2012

A face do fim da Europa

Alexis Tsipras

A Europa poderá estar à beira do colapso. A previsivel saída da Grécia do Euro - e eventualmente até da União Europeia - vai significar que dezenas de milhares de milhões de euros emprestados pelos países europeus vão desaparecer. Os países que já estão em risco sofrerão simultaneamente da falta desse dinheiro e duma desconfiança acrescida por parte dos mercados, dos países irmãos e até dos seus próprios cidadãos, que naturalmente reduzirão o consumo com o vista a preparem-se para o pior.

Como demonstra a teoria dos jogos de John Nash, a atitude racional de cada um dos jogadores não garante um resultado ideal, mesmo quando este existe e é claramente superior ao resultado de equilíbrio. O que temos na Europa pode ser demonstrado desta forma: as opções lógicas de Alemães e Gregos (e outras combinações semelhantes) levar-nos-ão inevitavelmente até um resultado que não agradará a ninguém.

A minha solução é directa, embora não seja consensual. Chama-se Estados Unidos da Europa e já falei dela anteriormente (ver aqui).

Mas parece cada vez mais distantes, e uma face vem ao de cima, e que poderá ficar para sempre lembrada como o carrasco da Europa: Alexis Tsipras, líder do Syriza e provável vencedor das próximas eleições gregas.

Por um lado, a sua posição anti-troika impede-o de aceitar entrar em algum governo liderado pela Nova Democracia ou pelo Pasok. Por outro lado, com as sondagens a darem-lhe vitória nas próximas eleições, não tem quaisquer vantagens políticas em o fazer. Por fim, a sua popularidade é resultado precisamente por ser anti-troika, pelo que uma participação num governo de unidade nacional ou algo semelhante seria um suicídio político. Resultado? Será o próximo primeiro ministro da Grécia. E, provavelmente, a face do fim da Europa.

3 comentários:

  1. Boa Noite

    A Europa não irá cair assim com tanta facilidade, o euro, ou melhor a União Europeia essa sim é provável que acabe, o que apesar de tudo que está acontecendo seja dificil tal acontecer, pois à muito dinheiro das potências em jogo, e quem iria ficaria mais prejudicado seria essas mesmas potências.

    Uma possivel queda do euro representa perda de confiança não só nos países ditos periféricos mas nas potências visto que não foram capazes de segurar o Euro de forma correcta, e arranjar uma solução para contornar o problema.

    Mas eu tambem já ouvi falar num assunto bastante interessante, e que ultimamente tem vindo a despertar me alguma curiosidade e chama se ''Nova Ordem Mundial'' é curioso o que se queira fazer, e comparar com o que está a acontecer, não sei se o administrador do blogue já aprufumdou tal tema, mas se ainda não, passe só o ''pano de leve sobre a poeira'' e repare que muita coisa tem um sentido lógico e muito bem defenido e que nada está a ser feito à toa, e mais, para um país deixar se sobrano basta ficar ''enterrado'' de dividas....o que está a acontecer neste preciso momento?

    Cada um têm sua maneira de ver as coisas, já deu para ver que este blogue é muito direcionado sobre questões relacionadas com o Médio Oriente, e repare que muita coisa estranha está acontecendo de baixo do nosso nariz e nós nem estamos dando conta da real situação.

    As guerras provocadas cada vez menos tens uma justificação anormal e muito pouco coerente e cada vez mais vejo o numero da população mundial a aumentar e a por em risco a falta de recursos naturais, e o ecosistema daqui a 2050, se calhar estas guerras não visam apenas a fins económicos, mas tambem em reduzir a população, imagine juntar o util (economia) ao agradavel (redução da população) o resultado e optimo.

    Falou se nesta ultima decada de tantas epidemias, como H1N1, a doença das vacas loucas entre outras, a todas elas rapidamente houve vacinas para tudo, mas esqueceram se de dizer o resto, estas vacinas mataram milhares de pessoas no corno de África, vejam só que curiosamente e uma região com um elevado grau de populção e e de extrema pobreza e de escassos recuros naturais, matando assim tanta gente significa redução da ajuda financeira para esta mesma região e o melhor de tudo ajudaram a tirar um empresa de produção e pesquisa medicinal suiça da falencia em apenas 3 meses salvando assim a reputação de um dos homens mais ricos e influentes da Europa, se não se acredita pode pesquisar.

    Com eu digo cada um como cada qual, é facil arranjar desculpas para tudo a sociadade assim o faz, mas eu nada posso fazer, apenas vejo a sociadade deteriorar aos poucos e que lentamente esta bomba relógio de um momento para o outro exploda.

    Cumprimentos a malta do blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite

      Quando me refiro à Europa, estou a falar especificamente do sonho europeu. De uma Europa unida sob um mesmo governo, em paz, onde os direitos humanos e as liberdades que são apanágio desse sonho se encontrem a um nível mais elevado do que a humanidade alguma vez teve. Essa ideia de Europa esté hoje em risco.

      A balança de poder global está sem dúvida a mudar. Quando eu nasci a China e a Índia era países afastados dos grandes mercados globais e sem poder ou influência sobre as nossas vidas. Hoje as decisões dos seus líderes têm impactos directos no nosso dia-a-dia. Se é uma benção saber que centenas de milhões de pessoas estão a sair da pobreza nesses países, por outro lado sabemos que os direitos humanos e religiosos são mais limitados do que no ocidente, e ainda estamos para ver se serão esses países que se tornaram mais "ocidentais" ou se por outro lado manterão alguns desses defeitos indefinidamente. Os outros dois BRIC (Rússia e Brasil) sofrem de corrupção e crime endémicos, e embora nos sejam mais próximos, ainda mantenho sérias dúvidas de como irão utilizar esse poder conquistado. A Rússia em especial já mostrou algum músculo nas questões da Geórgia e Tchetchenia, e deu para ver que o mundo não tem capacidade de lhe fazer frente.

      Tenho dificuldades em acreditar que exista um grande plano por trás destes movimentos. Uma nova ordem mundial será - na minha opinião - o resultado de muitos movimentos, muitas pessoas e muitos acasos. Um decréscimo violento da população mundial provavelmente assemelhar-se-ia ao que aconteceu no final da era clássica com uma mistura de guerras, crise económica, decréscimo de qualidade de vida, pobreza e doença.

      Cumprimentos,

      António

      Eliminar
    2. Para o carissimo anónimo.

      existem inumeras teorias da conspiração e horas de youtube dedicado às mesmas. Quanto à teoria referida que alguem "maléfico" anda a manipular politicos para nos bastidores reduzir a população mundial matando uma série de gente à fome e à sede, pense no seguinte (e assuma que se esse fosse o objectivo tambem esse cerebo negro o fez)

      todas as zonas de miséria, fome e afins têm elevadissimas taxas de natalidade, o nosso pais é espelho disso basta olhar para a geração pobre dos nossos pais e avós, logo quanto mais ele matarem mais se vão reproduzir (é a natureza a funcionar) por outro lado quanto mais ricos menor a natalidade e as projecções são de encolhimento da população no 1º mundo, ou seja se esse cerebro quiser reduzir a população só tem de por todas as pessoas a viver super bem. repare que portugal é reflexo disso em 2050 projecções apontam para sermos só 9 milhoes em vez dos perto de 10 actuais.

      ou seja querem reduzir a população ... criem condições de vida ... pense nisso :)



      .

      Eliminar