sábado, 12 de maio de 2012

A loucura e os Jihadistas barbudos

Anders Breivik
Há pouco tempo atrás, causei alguns distúrbios num comentário que fiz no Expresso online, quando sairam as primeiras notícias de que tinha acontecido um atentado numa escola judaica em Toulouse. Na altura ainda não era conhecida a autoria do ataque, mas como tinha sido precedido por um outro onde morreram 3 militares franceses de origem magrebina, havia uma séria hipótese de ter origem em movimentos neo-nazis, para além dos suspeitos habituais, os muçulmanos. O artigo do Expresso começava com a frase "Um louco ou um fundamentalista". O meu comentário foi o de que baseado nas vítimas que teria que ser considerado como fundamentalista e que se as vítimas fossem 16 afegãos, então seria um caso de loucura. Num artigo escrito nesses dias, expliquei melhor a questão e que pode ser visto aqui. Baseado na sabedoria mediática, chegamos à conclusão de que um muçulmano que comete um crime nunca é louco, mas sim fundamentalista. Um cristão/judeu que cometa o mesmo crime nunca o faz por fundamentalismo ideológico ou religioso mas sim por problemas psicológicos. Parece ridículo, mas é precisamente isso que nos está a ser ensinado pelos media e opinion makers.

Durante o julgamento de Anders Breivik (acusado dos atentados que levaram à morte de 77 pessoas) este tem defendido que não tem qualquer problema psicológico e que os seus actos devem ser vistos como políticos. Numa frase particularmente interessante ele diz que "Se eu fosse um jihadista barbudo ninguém poria em causa a minha sanidade". Breivik toca na mesma questão que já tinha referido antes: o ocidente tem dificuldade em aceitar que um dos seus seria capaz de fazer rigorosamente os mesmos crimes que acusamos os "outros" de cometer.

Os nossos crimes são racionalizados de forma a serem transformados em auto-defesa, negados ou atenuados ou - se nada mais houver a fazer - actos de loucura de indivíduos. Provamos que Saddam Hussein era um monstro porque utilizou armas de destruição massiva e torturava, mas as bombas nucleares utilizadas pelos EUA, os bombardeamentos incendiários sobre civis feitos pelos aliados na WWII, a tortura em Guntánamo e Abu Graib, são tudo actos que podem sempre ser explicados ou esquecidos.

Ninguém pergunta se Mohammed Merah (o atirador de Toulouse) tinha algum problema psicológico? Subitamente deixou de ser um françês para ser reduzido à categoria de "nascido em França" como se de um acidente se tratasse. E quanto a Breivik? Vão continuar a tentar convencê-lo de que está louco. É que um cristão branco nunca faria tal coisa. Right...

Outros relacionados (externo):
[1] Público: Primeiro-ministro norueguês diz que Breivik "falhou"
[2] Público: Um ano depois dos ataques de Breivik, a Noruega é "um país mais democrático"

5 comentários:

  1. Como sempre os muçulmanos vem sempre para o meio do assunto, mas a verdade é só uma este multi-culturalismo excessivo está a levar a Europa ao precipício, certo é que este homem teve apoio de gente poderosa, qualquer serviço secreto que se prese teria desconfiado da compra excessiva e em massa de certos produtos químicos já para não falar das movimentações de dinheiro que de certo deveriam ser elevadas etc, já para não aprofundar o assunto.

    Este multi-culturalismo ao qual vocês chamais normal eu chamo ''obsceno'' está arrastando os europeus para uma revolta interna, alguns de vocês dizem que não mas o tempo responderá a esta pergunta, e aí diremos o quando multi-cultural é a ''nossa'' Europa.
    Os europeus estam fartos de ''comer em seco'', veja o caso de Inglaterra os árabes levam seus carros de alto luxo para Inglaterra imaginasse carros banhados em ouro, e os estúpidos seguindo o carro por tudo que é lado e os árabes a rirem se, numa Europa em crise estes senhores não tem o mínimo de respeito.

    Basta tanta hipocrisia basta de estar a defender os judeus e muçulmanos e Árabes....se você acha mesmo que esta situação se manterá durante muito tempo comesse a abrir os olhos.

    EUROPA para os EUROPEUS ϟϟempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Não sei bem porque considera o multicultarismo "obsceno". Quer explicar essa ideia?

      Sobre os árabes com carros de luxo em Inglaterra, não vale a pena ficar exaltado. O Reino Unido criou condições óptimas para os milionários de todo o mundo irem para lá. Beneficiam com o seu investimento e com o seu consumo. Depois não vale a pena ficarem ofendidos quando os seus carros de luxo andam na rua.

      Eu não defendo árabes, nem judeus, nem cristãos. Defendo seres humanos, qualquer que seja a sua proveniência. Não consigo encontrar motivo nenhum para chorar mais a morte de um branco do que de qualquer outro ser humano.

      Sobre o "ϟϟ", não tenho grandes comentários. Mas se o caro Anónimo for português, olhe que o mais provavel é ter um montão de sangue árabe e judeu nas veias, por isso arrisca-se a ficar do lado errado da barricada se os senhores vestidos de preto com o "ϟϟ" na lapela voltarem um dia a mandar na Europa.

      Cumprimentos,

      António

      Eliminar
  2. Boa noite Sr. António

    Mais um excelente post, chamando mais uma vez a atenção daquilo que é o poder dos midia nos dias de hoje.
    Mas na minha pura opinião esse senhor (se é que se possa chamar senhor) Anders Breivik ele merecia ir para trabalhos forçados como faziam na época Hitler aos judeus para ver o quanto difícil e humilhante era a vida naqueles campos de concentração.

    Agora respondendo ao ''skinhead'', hoje em dia os cabeças rapadas já começam a ficar mais inteligentes já sabem escrever em computadores e tudo ah!!!?? deve ser mais um jovem perturbado que entrou recentemente no PNR. Primeiro a WAFFEN SS foi uma tropa que ao principio só recrutava pessoas que fossem de raça ariana, mas quando a Alemanha começou a perder terreno começou de imediato a recrutar todo tipo de homem que se alistasse como voluntário ou seja não era tão ''pura'' o quanto pensa. Mas há que mesmo assim respeitar HOMENS que lutaram até ao limite e aqueles que perderam a vida em vão.
    Depois só hipócritas (estes sim são mesmo hipócritas) podem associar o Salazarismo ao Nazismo, enfim não há muitas palavras acrescentar....
    Quanto aos árabes que vão desfilar uns grandes carros para Inglaterra pois faz muito bem, a Inglaterra ganha lucros fiscais e ajuda em todos os sectores só um exemplo básico imobiliário, já para não falar dos postos de trabalho indirecos que eles dão, eu bem vejo aqui na suíça, eu que me encontro junto a Itália, esses sim são espertos (França, Inglaterra, suíça etc) e quem dera a Portugal ter esses senhores dos petrodolares.

    Obrigado pela vossa atenção

    Cumps

    Fábio Gomes

    PS: Dava para por aí algo Sr. Aristides de Sousa Mendes ele que salvou milhares de judeus na altura de Hitler quando esteve em França, e curiosamente é da minha região(Carregal do Sal, Viseu).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fábio

      Sobre Breivik, é óbvio para mim que estamos a falar de um monstro, tal como tantos outros que usando desculpas de ideologia ou religião consegue assassinar a sangue-frio dezenas de pessoas inocentes.

      Gostava muito de escrever sobre Aristides de Sousa Mendes mas pouco mais sei do que a história oficial. Uma das questões que fez com que evitasse escrever ou falar muito sobre este diplomata foram histórias que ouvi e onde ele não ficaria tão bem na fotografia. Não tendo forma de confirmar, aceito a história oficial até prova em contrário. Mas espero que algum historiador credível seja capaz de pegar no assunto e fechá-lo de vez. Acredito que já existam bons livros sobre Aristides, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum.

      Cumprimentos,

      António

      Eliminar
    2. Caro Fábio

      Entretanto tive oportunidade de ler um livro acabado de sair "Os Portugueses e o Holocausto" extremamente interessante e que fala do Aristídes entre outros diplomatas que tiveram uma actuação heróica na WWI.

      Criei um post com o book review no final de Maio. Depois de puder dê uma vistas de olhos.

      Cumprimentos,

      António

      Eliminar