quarta-feira, 9 de maio de 2012

Greve de Fome na Palestina

Gandhi, inspiração para a resistência passiva
As notícias ainda são algo confusas, mas já se vai sabendo alguma coisa sobre os milhares de palestinianos presos em Israel sem acusação que entraram em greve de fome. A Reuters anuncia a decisão do recurso apresentado pelos advogados de dois presos, Thaer Halahla e Bilal Diab, que se encontram sem comer há 70 dias devido à sua "prisão administrativa", método utilizado para poder deter suspeitos sem ter que usar provas ou testemunhas.

Entretanto, depois destes dois detidos, mais de 1500 outros palestinianos terão entrado igualmente em greve de fome. Ainda segundo a Reuters, na decisão de rejeição, o tribunal terá dito "a detenção administrativa causa mal-estar a todos os juízes, mas que é um mal necessário por causa da constante luta contra o terror em que Israel está envolvido". De acordo com o jornal israelita Haretz, o juiz afirmou que "a dentenção administrativa é uma aberração no campo judicial e, ninguém pode negar, tem que ser utilizada o mínimo possível".

Já aqui tinha falado antes deste estado de Apartheid e dos males que ele causa. Estas decisões e esta sensação de injustiça por parte de pessoas detidas sem acusação causam necessariamente ainda mais problemas no futuro. O ódio de muitos palestinianos a Israel não é explicado por acontecimentos de há 70 anos, mas sim os de anteontem. Estiveram presos, tiveram familiares presos, foram alvos de tortura, humilhações nos check-points, chantagem na utilização de hospitais ou obtenção de vistos para sair da Palestina, etc.

Na Associated Press, algumas outras informações são avançadas: segundo os palestinianos, o número de grevistas será de 2.500 e relata a inspiração destes na desobediência civil do activista e independentista indiano Gandhi. Já tinha reparado nos grafitis com a imagem de Gandhi junto ao check-point de Calendia (que liga Ramallah a Jerusalem), mas é a primeira vez que vejo o seu exemplo ser utilizado nesta escala pelos palestinianos.

Ainda sobre este assunto, e sobre o silêncio sepulcral dos jornais ocidentais (os portugueses incluidos), Richard Falk (United Nations Special Rapporteur on Palestinian human rights) escreve no site da Al Jazeera um comentário extremamente interessante e pergunta-se como é possível que o dissidente chinês Chen Guangcheng tenha mais atenção mediática sozinho do que estes milhares de palestinianos presos sem acusação e em plena greve de fome. Dualidades próprias da hipocrisia dos nossos media.

Eles sabem o que se passa. Recebem as notícias da Associated Press e Reuters, mas por algum motivo não os consideraram merecedores de umas linhas de tinta ou um artigo virtual nas versões online.

6 comentários:

  1. Boas

    Mais uma notícia para cegar os pobres idiotas dos europeus, primeiro a Reuters é de longe a pior fonte de informação diplomática e financeira falando em português que se perceba são o porta voz da intelligence britânica e controlada pela mesma para quem não sabe o fundador não é propriamente um ''zé ninguém'' Paul Julius Reuter não se limitem a pesquisar no Wikipédia.

    Esta sobre o que se passa no meio oriente tem mais haver com a desinformação e que informação não sejam hipocrisias, não querendo faltar ao respeito dos administradores do blog que têm feito um óptimo trabalho.

    Quanto a este assunto não irei mais opinar como quer que seja será única e exclusivamente perda de tempo os problemas são provocados pelos judeus e é claro os muçulmanos ajudam a festa.

    Em vez de se falar em relação ou dar assim tanta relevância a estas noticias era favor de primeiro olhar para os problemas internos, por exemplo temos um excelente espião que vendeu segredos de estado por troca de uns milhares quiçá de uns milhões de euros isso sim e que é grave. Eu chamo a isto a prostituir a pátria, mas os ''tugas'' sempre tiveram este defeito passar a vida a olhar para os males que por vezes não são males...mas como sempre o bom português nunca tem espelhos em casa.

    Cumps

    Fabio Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde Fábio

      Antes de mais obrigado pelos comentários.

      Este assunto apareceu de forma estranha, quando comecei a receber mensagens de amigos palestinianos a falar de uma greve de fome em grande escala. Fiquei surpreendido porque não ouvir falar de nada e não consegui encontrar o que quer que fosse na imprensa portuguesa. Daí ter acrescentado aqui.

      Para tentar utilizar informações minimamente fidedignas, encontrei fontes: Reuter, Al Jazeera e Associated Press. Normalmente quanto mais as fontes mais segurança temos no que estamos a dizer embora exista sempre o risco de existir uma "vaga de fundo" falsa.

      Chama ainda a atenção para o facto de nos focarmos em problemas internacionais, mais do que nos nossos. Sou levado a concordar consigo. Sem dúvida que uma grande parte dos posts são relativos ao médio oriente ou a assuntos históricos, mas os motivos são simples: vivi uma série de anos no médio oriente o que me permite ocupar um espaço próprio na "blogosfera", enquanto os comentários sobre os assuntos nacionais podem ser sinceros mas não contêm mais informação do que muitos outros que se movem nesse âmbito. Por outro lado, o mundo globalizado dos dias de hoje faz com que os problemas se transfiram rapidamente de uns países para os outros. As questões do médio oriente estão na origem de atentados como o 11/9, madrid ou londres. E a nossa crise (juntamente com a de muitos outros países) tem implicações no crescimento da américa do sul, ásia e médio oriente. Tudo está ligado, e tudo é importante.

      Os melhores cumprimentos,

      António

      Eliminar
  2. Boa tarde Sr. António

    Antes de mais tenho que me calar pois eu nunca estive no Médio Oriente, logo não conheço a verdadeira realidade social.

    Mas em algumas coisas tenho de discordar pois uma noticia só têm credibilidade a partir que a mesma fonte não tenha sido manipulada pelos altos cargos políticos, coisa que na realidade não acontece, pois como ''nós'' sabemos este tipo de informação serve para desinformar e não o contrario como o objectivo de desviar atenções.

    Outro ponto de vista, atentado terrorista provocado pelo Bin Laden? Será esta a verdade? Tenho duvidas, repare antes de tudo que forneceu armas ao Iraque durante os anos 90? Quem ajudou Saddam a subir ao poder vitimando milhares de pessoas? De que grupo secreto fez parte Bin Laden? Quem é que tinha negócios com a poderosa a família Bush? Quem matou ou provocou o acidente aéreo do pai de Bin Laden? Durante anos quem ajudava a familia Bin Laden na plantação de opio no Afeganistão? Sabe quanto cresceu a plantação da mesma depois da América a invadir? Porque que depois da morte de Bin Laden não houve fotos e disseram que deitaram o corpo ao mar? Você que esteve tantos anos no Médio Oriente, sabia que deitar um corpo ao mar e o maior pecado dentro da religião muçulmana? Faz ideia de quem controla as rotas do petróleo quase na sua totalidade no Médio Oriente? Qual o pais que falta invadir para ter todas as rotas sobre seu domínio? Na sua opinião qual o real interesse da Europa e EUA no Médio Oriente?

    Se acha que o 9 de Setembro teve mão muçulmana, realmente não sei o que esteve a fazer durante todo este tempo lá no meio deste povo. Isto é algo muito bem planeado a fim de algo, mas algo de maior impacto que os próprios atentados terroristas e estas guerras. Apenas quero que tenha outra perspectiva, do mundo e da sociedade em que vivemos, que à muito tempo deixou de ser livre para passar a ser neo-liberal, somos hoje em dia marionetas de um sistema monetário. Mas a gente prefere os facebook e twitter porque lá todos são perfeitos em vez de abrirem os olhos.

    Muito obrigado pela sua atenção

    Cumprimentos

    Fabio Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fábio

      Em relação às fontes, não podemos fazer muito mais do que procurar o máximo de fontes possíveis, de preferência de diferentes países e origens religiosas. Nunca temos a certeza absoluta, mas é aquilo que temos para trabalhar. No caso desta notícia da greve de fome tenho ainda as minhas fontes locais, que me chamaram a atenção para o assunto. De resto, esta prática das detenções sem acusação não são novidade em Israel e estão discritas em vários livros, incluindo alguns bastante pró-Israel, como é o caso do "A High Price" cujo book review fizemos no mês passado.

      Sobre o 11/9 e o Bin Laden é uma longa história, mas depois de ter visto bastante sobre o assunto continuo a achar que é a explicação mais provável e foi a minha primeira aposta, ainda as torres não tinham caído. Não quer dizer que esteja satisfeito com todas as explicações dadas - longe disso - mas também não acredito que Bush e companhia tivessem sequer a capacidade de criar tamanho projecto por muito que quisessem. Simplesmente não eram suficientemente competentes. Não foram sequer capazes de "plantar" uma ADM no Iraque quanto mais conseguirem enganar toda a gente no maior ataque terrorista da história. Posso estar enganado, mas ainda não vi nada que cabalmente me convencesse das hipóteses alternativas.

      Sobre a morte do Bin Laden, acho que foi um crime de guerra. Um homicídio puro e simples, não obstante o homem ser um monstro. Se tinham hipóteses de o apanhar vivo era o que deveriam ter feito, tal como fizeram na WWII às principais figuras do regime Nazi. Escrevi um posto sobre o assunto "Crimes de Guerra" em Janeiro.

      Mas - tal como o Fábio disse - Bin Laden sabe muita coisa que iria "soar mal" em tribunal e especialmente em frente às TVs. As armas que recebeu durante a guerra URSS-Afeganistão dos Estados Unidos da América, o apoio do Paquistão, Israel e Egipto nesse processo, etc.

      Os melhores cumprimentos,

      António

      Eliminar
  3. Thank you very much Antonio, thank a lot for all Portuguese people who support of our brave prisoners and pay attention to their fair cause.
    Obrigado a todos muito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You're welcome. Let's hope the "presumption of innocence" starts to be applied to everyone instead of being a right only for the settlers.

      Ma3a Salama

      Eliminar